A preparação e custos da festa no candomblé. Quanto custa para fazer um trabalho, uma festa um ritual no candomblé? Quanto custa uma obrigação de santo? Quanto custa pra fazer uma obrigação de sete anos?
Claudia Horta disse:
É quase certo que levaremos muito tempo para compreender que as energias agregadas que compõem tudo o que existe no Universo provêem de uma mesma fonte, mesmo em profusa diversidade. Uni – diverso, a uninade na diversidade, UNIVERSO – UNIDA…DE NO DIVERSO. Matéria e espírito são energias. Dinheiro, metais preciosos, pérolas, diamantes… Energia!
A comida que comemos, uma rosa, um grito! Tudo energia! É também energia o que é desprendido para cuidar de algo, de alguém. Para modificar uma situação, curar uma doença, resolver problemas, reverter acontecimentos, para estarmos vivos, enfim: gastamos energias, que deverão ser refeitas e cada uma a seu modo exige nosso esforço em sua reposição. No Universo, tudo está ao nosso dispor, mas, nada nos vem sem esforço, tudo é, de certa forma, pago, ou o resltado de um exercício, de empenho, para ser adquirido.
Penso que o termo pagar tornou-se de tal forma pejorativo que nos causa sensação de perda… Mas, quando conseguimos enxergar que “pagamos” por tudo que desejamos, poderemos refletir: POR QUÊ DEVERIA SER DIFERENTE, EM SE TRATANDO DA ESPIRITUALIDADE?
A preparação da festa
A perspectiva da realização de uma festa mobiliza uma série de recursos econômicos e simbólicos, dentro e fora do terreiro, além de recursos humanos. Ela começa a ser preparada muito antes do dia marcado para sua realização, seja uma festa simples ou não. É preciso tempo para que sejam tomadas uma série de providencias para conseguir recursos a fim de satisfazer os anseios de todos com relação a ela.
No caso de uma festa “simples” de orixá (sem obrigações ou iniciação envolvidas), jogam-se os búzios, antes de qualquer coisa, para saber se o orixá concorda com a festa, se deseja “comer”, o quê e em que quantidade, se quer roupa nova (pergunta perigosa e que só é feita quando há condições para isso, pois a roupa do orixá é cara e trabalhosa), se a data lhe agrada e, inclusive, se certos convidados serão bem vindos.
O pai ou mãe-de-santo reúne o grupo e comunica que vai haver festa; que todos devem colaborar com trabalho, oferendas, dinheiro ou tudo isso ao mesmo tempo. Nessas ocasiões geralmente ele aproveita para avaliar a última festa e lembrar os “erros” e problemas acontecidos e as soluções que foram dadas a eles. Repreende alguns filhos por faltas cometidas, outros por não cooperarem suficientemente com o trabalho da casa e aproveita para ensinar algo sobre a “etiqueta ritual” a ser cumprida no barracão. Se o terreiro tiver condições para tanto, manda-se imprimir convites com motivo, data, endereço e até o traje adequado para a ocasião. Estes convites podem ser financiados por algum cliente que deseje agradar o orixá homenageado, por algum filho-de-santo em melhor situação financeira ou, ainda, oferecidos pelos ogãs, que se reúnem para pagá-los. Se o terreiro não tiver condições financeiras para isso, será mobilizada a rede de informação do povo-de-santo, que é eficientíssima. Essa rede passa por diversos ambientes freqüentados pelos adeptos do candomblé, especialmente as festas de outras casas, as lojas de artigos religiosos, e-mail, fecebook, além de mil telefonemas e, principalmente, através das relações de parentesco de santo e de “nação” (rito que um terreiro segue). A rede de informação do povo-de-santo é tão eficiente que é costume dizerem, no candomblé, que “se você não quer que saibam de uma coisa, não deixe que aconteça”. Pois se acontecer, todos saberão, mais cedo ou mais tarde, tenha o fato acontecido na dimensão pública ou privada da vida do indivíduo que vive nesta religião.
Tendo sido reunidos os recursos para a compra dos artigos necessários, todos os membros do terreiro devem estabelecer uma “escala de serviço” na casa, pois sempre há a necessidade de gente para dar conta de todos os detalhes da preparação da festa e que são muitíssimos. Até os simpatizantes (em geral clientes dos jogos de búzios) são chamados a ajudar neste trabalho.
Fonte: https://toluaye.wordpress.com/
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